Quem Somos

Fundado em 2022, o Instituto Matiz dedica-se à promoção e ao acolhimento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas, Universidades, e outras instituições de ensino. Com base em abordagens científicas atuais, nosso compromisso fundamental é a criação de um ambiente educacional inclusivo, onde cada indivíduo, independentemente de suas características, encontre apoio e oportunidades para seu crescimento e desenvolvimento em múltiplas frentes.

Somos um grupo de profissionais de saúde, cientistas e educadores que se reuniu em torno de um ideal comum de ampliar a frente de cuidados aos alunos com TDAH através do apoio às instituições de forma objetiva, técnica e custo-efetiva. Neste sentido, elaboramos uma série de ações que acreditamos entregarem valor para estas instituições, incluindo capacitação do corpo docente, reavaliação de acomodações pedagógicas, apoio na estruturação de um núcleo de inclusão para TDAH, e operacionalização de critérios de elegibilidade. Além de tecnicamente embasado, nosso trabalho é reconhecido pela Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), representando os interesses dos pacientes e suas famílias no nosso país.

Fundadores

Luis Augusto Rohde

Luis Augusto Rohde é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diretor do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Vice-coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM). O Dr. Rohde é editor emérito da Revista Brasileira de Psiquiatria, coeditor do European Child and Adolescent Psychiatry, e editor internacional do J Am Acad Child and Adolescent Psychiatry. É o atual presidente da International Association of Child Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines e foi membro do grupo para Transtornos Disruptivos do Comportamento e TDAH do DSM-5 da Associação Americana de Psiquiatria. Também foi presidente da World Federation of ADHD. O Dr. Rohde publicou mais de de 450 artigos científicos, 50 capítulos de livros ou editoriais, e é organizador ou editor de 10 livros sobre saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil, Inglaterra, Alemanha e EUA. Ele tem cerca de 38000 citações per doc e Índice H = 83). Em 2020 e 2021, ele foi indicado como “Highly Cited Researcher” para a última década pela Clarivate - Web of Science (pesquisador no top 1% nas áreas em Psiquiatria e Psicologia). Eleito pesquisador do ano na área de saúde pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul e 2 lugar na área de saúde no Brasil pela Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa em 2021.

Arthur Caye

Arthur Caye é médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psiquiatra e Psiquiatra da Infância e Adolescência pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Doutor em Psiquiatria pela UFRGS, UNIFESP e USP. Professor no Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS) e Orientador do programa de Pós-Graduação da USP. Gerente de Pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental sediado na Universidade de São Paulo. É reconhecido com o terceiro maior expert em TDAH segundo o ranking internacional Expertscape.

Bernardo Oppermann Lisboa

Graduado em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Residente de Psiquiatria pela Fundação Universitária Mário Martins (FUMM). Co-Fundador do Instituto Matiz. Possui trabalhos publicados na área de neurodiversidade no ensino e TDAH.

Nosso compromisso é auxiliar as Instituições de Ensino a acolher características individuais, buscando:

  • 1. Estruturar competências essenciais dentro da instituição para que esta possa acolher os alunos com TDAH.

  • 2. Capacitar o corpo docente nas adaptações pedagógicas mais amplamente reconhecidas cientificamente, de modo a proporcionar a todos os alunos uma experiência de aprendizado com excelência e adaptada às suas necessidades individuais.

Nós, do Instituto Matiz, acreditamos que, para construir um futuro educacional onde a diversidade é celebrada e onde cada aluno encontra apoio para alcançar todo o seu potencial, a inclusão deve ser o alicerce central dessa jornada, sendo TDAH uma das prioridades pela sua prevalência e impacto.

Entre em contato para saber mais sobre possíveis colaborações